segunda-feira, 27 de abril de 2009

Jura Filho é o novo gestor da Rádio Timbira

O comunicador e narrador esportivo Jura Filho é o novo diretor da Rádio Tmbira. A informação foi passada na tarde desta segunda-feira (27), a qual ele teria ido visistar a sede da emissora oficial localizada na rua do Correio, 75, bairro de Fátima. A Secretaria de Comunicação não fez nenhum comunicado oficial sobre a nomeação do novo gestor, e nem foi anunciado a data da posse.

domingo, 26 de abril de 2009

Lobisomens de "Lua Nova" tem primeira foto divulgada

Primeira foto do grupo de lobisomens do segundo filme da série "Crepúsculo, Lua Nova" - em inglês "Twilight, New Moon", é divulgada pela produtora. Segundo o jornal americano USA Today, o quarteto custou esperanças e uma vasta busca à produção do longa. Isso porque, os garotos que viverão os inimigos naturais dos vampiros deveriam preencher algumas características: Jovens, nativos dos Estado Unidos, descendentes de índios e, para a felicidade das meninas, "malhados".A preocupação quanto à ascendência dos atores se explica pelo fato dos personagens pertencerem à tribo Quileute, localizada em La Push, Washington. Por sua vez, o quesito "boa forma física" se deve ao número de cenas feitas com o torso nu, explicadas pela alta temperatura do ecrã, cerca de 108º. O elenco escolhido para o núcleo dos lobisomens será composto por: Alex Meraz, 24 anos, da etnia Purepecha, que interpreta Paul; Chaske Spencer, 34 anos, de ascendência Lakota Sioux, que dá viada ao líder da matilha Sam Uley; Bronson Pelletier, 23 anos, descende dos Cri-Metis e encarnará o Jared e Kiowa Gordon, 19 anos, da tribo Hualapai vai viver Embry."Crepúsculo, Lua Nova" está sendo rodado no Canadá. Na trama o vampiro imortal Edward Cullen (Robert Pattinson), que se apaixona pela colegial Bella Swan (Kristen Stewart) em "Crepúsculo", deixa a amada afim de protegê-la. A protagonista busca, então, amparo em Jacob Black (Taylor Lautner) que tem um segredo que pode colocá-la em risco. O filme traz, ainda, um intrincado jogo de relações entre os núcleos de humanos, vampiros e lobisomens.

A OMS alerta para "potencial pandêmico" de gripe suína

Surto, que já deixou 20 mortos no México, é "evento de preocupação internacional"
Organização pede aumento de vigilância; EUA dizem não ser possível conter vírus e governo mexicano permite o isolamento de pacientes
A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou neste sábado (25) que o surto de gripe suína que deixou ao menos 20 mortos no México tem potencial para se tornar uma pandemia e disse se tratar de uma "emergência de saúde pública" e um "evento de preocupação internacional"."O vírus tem claramente um potencial pandêmico porque está infectando as pessoas", declarou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. A organização, que realizou ontem reunião de emergência com especialistas para avaliar os riscos do surto, pediu ainda que os países aumentem a vigilância para eventuais casos suspeitos de gripe.A designação da gripe suína como de "potencial pandêmico" significa que o surto pode se espalhar por outros países e até mesmo por outros continentes.O alerta global do vírus, porém, se encontra ainda na fase três, o que significa que não há risco -ou o risco é limitado- de propagação entre pessoas.O governo mexicano emitiu decreto ontem que permite o isolamento de pacientes suspeitos de terem contraído o vírus, inspecionar residências e controlar entradas e saídas de pessoas do país. Já a Prefeitura da Cidade do México cancelou todos os eventos públicos durante os próximos dez dias.Nos EUA, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) disse que não tem como conter o vírus. Ontem o Estado do Kansas confirmou dois casos da gripe, aumentando para 11 o número de infectados no país -embora nenhum tenha morrido. O CDC diz que é esperado o surgimento de novos casos no país nos próximos dias.A Prefeitura de Nova York disse ontem que oito estudantes de uma escola da cidade estão com um vírus similar ao da gripe suína. Eles ainda serão submetidos a novos exames.Embora o México tenha confirmado a morte de 20 pessoas pela gripe, o número pode chegar a 68. No total, mais de mil casos estão sendo investigados.Desde sexta as aulas estão suspensas por tempo indeterminado, e museus e bibliotecas, fechados. O governo pediu que quem apresentasse sintomas de gripe não saísse de casa.A maioria dos mexicanos mortos por esse novo vírus é jovem e saudável. O fato preocupa porque tradicionalmente surtos simples têm como principais vítimas idosos e crianças, enquanto grandes epidemias atingem a faixa de menor risco.O vírus que agia nos porcos provavelmente sofreu mutações e acabou sendo transmitido para humanos. Trata-se de vírus de gripe A, designado como H1N1, que tem DNA de vírus aviários, suínos e humanos.
No Brasil - O Ministério da Saúde anunciou, em nota, que acionou o Gabinete Permanente de Emergência para avaliar diariamente a evolução dos casos.
Fonte: Folha de São Paulo

Deu na 'Veja': Sarney e a perpetuação da miséria

A revista "Veja" publica extensa matéria sobre "a perpetuação da miséria no Maranhão" e sua relação com as décadas de domínio da família Sarney. O texto destaca os péssimos indicadores sociais do Maranhão e a evolução do patrimônio do clã Sarney estimado em cerca de R$ 125 milhões. Leia abaixo a íntegra da matéria da "Veja", que já está nas bancas de São Luís.
A perpetuação da miséria
Sob o domínio dos Sarney, o Maranhão não é diferentedo da época do padre Antonio Vieira. É o estado do M dementir: mentir com palavras, com obras, com pensamentos
A população do Maranhão está outra vez sob velha direção. Roseana Sarney, herdeira da mais antiga oligarquia política vigente no país, assumiu o governo do estado pela terceira vez. Ela não voltou ao poder nos braços do povo, mas por determinação da Justiça. O Tribunal Superior Eleitoral entendeu que Jackson Lago, que ocupava o cargo de governador, cometeu inúmeros abusos durante a campanha eleitoral de 2006 e cassou-lhe o mandato. Roseana ficou com a vaga porque foi a segunda colocada na eleição. Depois de tomar posse, prometeu cortar gastos, moralizar a administração pública e trabalhar duro para melhorar a vida das pessoas. Seria ótimo, se não soasse como piada várias vezes recontada. O clã Sarney manda e desmanda no Maranhão há cinquenta anos. Dos treze últimos governadores, apenas dois – incluindo Lago – foram eleitos fora de sua órbita de influência. Apesar de hoje ser senador pelo Amapá, José Sarney continua dando as cartas no estado. O resultado desse domínio é visível a olho nu: a família Sarney está milionária, mas o Maranhão lidera o ranking brasileiro de subdesenvolvimento.
O ciclo dos Sarney começou em 1955, quando José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, então com 25 anos, foi eleito deputado federal. Ele adotou como sobrenome o nome do pai, Sarney Costa, que era desembargador, pois todos o conheciam como "Zé do Sarney". Jovem, afeito à literatura e ligado a rodas intelectuais, vendia a ideia de que poderia oxigenar a caquética política maranhense, comandada havia vinte anos por Victorino Freire, um dos muitos coronéis do Nordeste. Sarney conseguiu se eleger governador pela primeira vez em 1965. Quando assumiu, fez o exato oposto do que havia prometido – e o Maranhão apenas trocou de coronel. Daí para a frente, ele nunca mais largou o osso. No regime militar, consolidou sua liderança e solapou a oposição local. Na democracia, chegou à Presidência da República por meio de um golpe – dessa vez do destino, com a morte de Tancredo Neves. Nas administrações federais que se seguiram, manteve a coerência. Ou seja, se há governo, é a favor. Agora, aos 79 anos, voltou a ser presidente do Senado. É um patriarca sem outono à vista.

Enquanto isso, o inverno não tem fim no Maranhão, apesar do clima cálido. O inverno da perpetuação da miséria. "Sarney e seus aliados vendem a ideia de que só eles poderão, um dia, levar o progresso ao Maranhão. Para alimentarem a ilusão, usam a ‘política da migalha’, que se baseia na concessão de pequenos benefícios para a população, sem que nada avance de verdade", diz o historiador Wagner Cabral da Costa, professor da Universidade Federal do Maranhão. Cinco décadas dos Sarney no poder e o estado exibe 21,5% de analfabetos, 87% de domicílios sem acesso à rede de saneamento e 65% das pessoas dependentes de ajuda governamental para sobreviver. A primeira estação de tratamento de esgoto só foi inaugurada em 2001. Dos vinte municípios brasileiros com pior colocação no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Humano, oito estão no Maranhão. O mais pobre deles, Centro do Guilherme, se fosse um país, estaria posicionado internacionalmente entre o Quênia e o Haiti.
Roseana Sarney já governou o Maranhão entre 1995 e 2002. Confrontada com o quadro de calamidade, ela disse a VEJA: "Questiono esses indicadores negativos. Eles só apareceram quando eu tentei me candidatar a presidente, em 2001. Eu só vejo o Maranhão crescer. Aqui, não há nem quem seja tão rico nem quem seja tão pobre. Não há o milionário nem o miserável". Dito assim, parece a Suécia social-democrata. Há cinco meses, Roseana sabe que precisa se submeter a uma cirurgia para retirar um coágulo de 6,4 centímetros do cérebro. O prazo para a cirurgia já expirou, era no fim de março, mas ela adiou a intervenção quando soube da possibilidade de assumir o governo. "Não foi por sede de poder, mas por responsabilidade. E eu estava nervosa com essa história toda, não podia operar a cabeça", afirma. Agora que se diz mais tranquila, ela vai se licenciar do cargo para realizar a cirurgia.
Antes de se afastar, Roseana quer deixar sua equipe de governo montada. Está trabalhando rápido. Em menos de dez dias, já entupiu a máquina pública de apaniguados. O novo secretário de Saúde, por exemplo, é Ricardo Murad, seu cunhado. A titular da Secretaria da Mulher, Paulinha Lobão, é nora do ministro Edison Lobão, principal aliado dos Sarney. A única credencial dela para o cargo, além do sobrenome, é o fato de apresentar um programa de variedades na emissora de TV do sogro (Lobão detém a retransmissora do SBT no Maranhão; os Sarney, a da Globo). "Estou criando um governo de coalizão. Acho que a Paulinha pode contribuir", diz Roseana.
Os Sarney fazem jus a uma tradição secular. Em 1654, o padre Antonio Vieira proferiu em São Luís um de seus mais ácidos sermões. Ele atribuiu ao M de Maranhão algumas qualidades que permanecem inabaláveis: M de murmurar, M de motejar, M de maldizer, M de malsinar, M de mexericar e, sobretudo, M de mentir: mentir com as palavras, mentir com as obras, mentir com os pensamentos. Por ironia, um dos locais da capital maranhense que mais receberam pregações de Vieira, o convento das Mercês, edifício de enorme importância histórica, foi tomado pelos Sarney. O local, com 6 500 metros quadrados, viu-se transformado em museu do chefe do clã, com fotos, cartas, objetos pessoais e todo tipo de quinquilharia que possa remeter ao culto do Augusto do Maranhão.

ESTÁ TUDO DOMINADO


No Maranhão, para onde se olha há uma rua, uma ponte ou uma obra pública que homenageia os membros da família Sarney
O autoelogio, aliás, é uma compulsão familiar. Apesar de ser proibido colocar nomes de pessoas vivas em obras, ruas ou praças, no Maranhão só dá Sarney. O nome está em avenidas, pontes, hospitais, escolas, bairros, na sede dos tribunais de Contas e de Justiça e até na rodoviária. Se considerado o estado todo, são mais de 400 homenagens a Sarney e seus parentes. O caso mais esdrúxulo é o de Fernanda Sarney, a netinha do ex-presidente, que, aos 6 anos, viu seu nome ser usado para batizar uma escola recém-inaugurada na cidade de Bom Jardim. Como diria Orson Welles, tudo é verdade.
Não que a vida dos maranhenses tenha mudado na gestão do recém-defenestrado Jackson Lago. Seus dois anos de governo foram de inoperância total, e o nepotismo alcançou o paroxismo. Ele chegou a ter 23 parentes no governo, incluindo a mulher, Clay, que era sua secretária particular. "A diferença é que os meus parentes recebiam salários modestos", disse ele a VEJA. Ah, bom... Para a população, tanto fez como tanto faz. "Ouvi falar que o Jackson saiu e que a Roseana voltou, mas para mim não tem diferença", diz Íris Brito Dias, de 36 anos, que sustenta quatro filhos com os 250 reais por mês que obtém com a coleta de mariscos na periferia de São Luís. "Já votei tanto nele como nela, mas a nossa vida nunca mudou." Já a dos Sarney, sempre dá para melhorar.
NO TAPETÃO

A eleição nos tribunais

A destituição de Jackson Lago do governo do Maranhão e a consequente posse de Roseana Sarney suscitou um debate jurídico. Afinal, o que se deve fazer quando um candidato já eleito tem o registro cassado? A Constituição não prevê essa situação. Ela determina apenas que, no caso de presidente da República, se houver dupla vacância – ou seja, se o titular e o vice não puderem exercer o cargo –, uma nova eleição será convocada. Se isso ocorrer nos dois primeiros anos de mandato, a eleição é direta. Se for depois, é indireta, feita pelo Parlamento. A regra costuma ser estendida aos governadores. No caso do Maranhão, no entanto, o Tribunal Superior Eleitoral entendeu que não houve dupla vacância, pois isso se aplica só em casos de morte, doença ou renúncia – e não de cassação. Como a Constituição não é clara, o TSE seguiu o que diz o Código Eleitoral: cassado um dos candidatos, seus votos são considerados nulos. Uma nova eleição só é convocada se o novo total de votos nulos superar 50% dos eleitores, o que não aconteceu no caso do Maranhão. O tribunal decidiu, então, dar posse ao segundo colocado, Roseana.
O problema da decisão é que ela vai contra a vontade da maioria dos eleitores, já que Roseana saiu derrotada das urnas. "A decisão da Justiça está de acordo com a lei, mas, do ponto de vista democrático, falseia a vontade popular", diz o cientista político Rubens Figueiredo. Essa é uma questão que pode dar margem a futuras discussões no Supremo Tribunal Federal. A Justiça Eleitoral precisa, ainda, ser mais célere, pois levou mais de dois anos para julgar o caso maranhense. E a confusão pode aumentar: Roseana também é acusada de cometer abusos na campanha, e ainda não foi julgada. "Se ela for impugnada, pode ser que a Justiça dê o cargo ao terceiro colocado na eleição", diz o advogado Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral.


ESCÂNDALO DAS PASSAGENS : Lula pede o fima da farra

O pensamento do presidente Lula sobre o uso da cota de passagens aéreas no Congresso, cujos excessos têm sido noticiados em uma série de reportagens exclusivas deste site desde a terça-feira (13) passada.É verdade, o Lulinha paz e amor demonstrou preocupação sobre como a opinião pública tem visto o uso indevido das passagens. E cobrou o fim da farra.
Lula lamentou a situação de descontrole a que chegou a questão das cotas, e apontou a necessidade de uma solução rápida para o impasse.
Fonte: Congresso Em Foco

Vale a pena lembrar: Lacre da Rádio Tmbira

Aconteceu no dia 28 de abril de 2008

O governador Jackson Lago (PDT) usou reforço policial e determinou o fechamento da RÁDIO TIMBIRA, emissora oficial do Estado do Maranhão, após demitir sumariamente o diretor geral que dissera haver supostos pagamentos ilegais a jornalistas. De forma autoritária, e desconhecendo que antiga Lei de Imprensa de nº 5.250/67, foi revogada de acordo com art. 220 da Constituição Federal, cujo parecer do Supremo Tribunal Federal, determina que contra o jornalista só não pode é mandar bater e matar.Segundo, o diretor Gilberto Lima, que reclamava de falta de recursos até para pagar os funcionários, e que o Secretário Estadual da Comunicação, Zeca Pinheiro, pagava “por fora” a pelo menos dois jornalistas pertencentes a outro sistema de comunicação. Por volta das 10h30, de ontem o governador Jackson Lago telefonou para o diretor da rádio, Gilberto Lima, anunciando a sua demissão. Logo chegou à rádio, a Polícia Militar, representada pelo Chefe da Casa Militar que determinou o lacre dos transmissores da emissora. O governador Jackson Lago alega que a Rádio Timbira passará dez dias fora do ar devido a necessidade de “AJUSTES”.“.Os estúdios da rádio devem ser transferidos para um prédio próximo à Secretaria de Comunicação, ao lado do Palácio dos Leões. Também já foi confirmada a nomeação do jornalista Henrique Pereira para a direção da Rádio, em substituição a Gilberto Lima.

Entregue as chaves da Rádio Timbira

O ex-diretor da Rádio Timbira, jornalista Henrique Pereira fez neste sábado (25) a entrega oficial das chaves do prédio da emissora à secretaria adjunta da comunicação, jornalista Carla Georgina, que conheceu todas as instalações do prédio e conferiu a relação dos bens patrimoniais da emissora.
A Rádio Timbira está fora do ar desde o dia 12 de abril, o motivo seria a queda de um raio no parque dos transmissores o que gerou a queima de 10 placas dos módulos de potência, e estas placas não foram ainda compradas.
O novo prédio da Rádio Timbira, que foi adquirido no governo Jackson Lago, fica localizado na Rua do Ribeirão – Centro (antiga residência da família do médico Lauro Jacinto). A mudança agora será feita pela governadora Roseana Sarney.

Faltam boleiros craques

VEJA - A grande preocupação de Ricardo Teixeira para 2014 não são os estádios. Tampouco a infraestrutura que será erguida para a Copa. O que o inquieta de verdade é a seleção que jogará a Copa de 2014. Ele tem dito aos mais próximos que não vê nenhum craque na geração que hoje está entre 18 e 20 anos, ou seja, aqueles que, em tese, estarão no auge em 2014.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Lojas Americanas continua não respeitando os feriados

FORCA AMERICANA
A Lojas Americanas (Rua Grande - São Luís) continua desafiando o Sindicato dos Comerciários, ao abirir nos dias de feriados, e assim não foi diferente nesta terça-feira, no feriado de Tiradentes.Não é do nosso conhecimento se existe algum acordo com o Sindicato da categoria, ou se a Delegacia Regional do Trabalho, é conhecedora deste abuso.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

NOVO GOVERNO: Rosena anuncia time de secretários e sem muitas novidades. Tem médico que vai comandar o Turismo, e um não médico na Saúde

Médico Oftalmologista e ex-prefeito, Thadeu Palácio vai comandar o Turismo e Ricardo Murad (que não é da área da saúde) fica na Secretaria de Saúde.
Foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 20, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, a maioria dos secretários que integram, a partir de hoje, a equipe de governo de Roseana Sarney. Quase todos os nomes confirmados já eram previstos. As novidades ficaram em torno apenas de Sérgio Tamer, Secretaria de Direitos Humanos, Maria Olindina, interina da Secretaria de Planejamento, e Carlos Trinchão, interino da Secretaria de Fazenda. Apesar de especulados, os nomes para o Iterma e para a Secretaria de Igualdade Racial não foram anunciados.
Após dar a posse aos seus secretários, Roseana Sarney discursou e anunciou vários projetos para o estado, como a volta do programa Primeiro Emprego, a criação da Bolsa Universidade e construção de novos Cefets em diferentes municípios. Ela também se comprometeu a implantar as Zonas de Processamento em São Luís, Bacabeira e Imperatriz, bem como dar andamento com agilidade na documentação necessária para o início da Refinaria de Petróleo da Petrobrás, em Bacabeira. “Estou determinando, agora, que no prazo máximo de 60 dias, os órgãos do meu governo envolvidos com o projeto da refinaria entreguem ao Ministério de Minas e Energia a documentação completa da área escolhida e cumpram todos os demais encargos que o governo cassado não cumpriu, para que possamos começar imediatamente essa obra que irá transformar toda a economia do Maranhão.”.
A governadora também anunciou planos para o Turismo, como a retomada do Plano Maior e do projeto do Aeroporto Internacional de Barreirinhas, que segundo o seu discurso, “Jackson Lago doou para os piauienses de Parnaíba”.
Para a Saúde, Roseana Sarney afirmou que dará um “tratamento de choque”. Recuperará e reequipará os Hospitais Regionais e construirá, até o fim do seu mandato, dois grandes hospitais de alta complexidade em locais estratégicos do Maranhão.
Na área de Ifra-estrutura, a governadora afirmou que por meio do projeto do governo federal Minha Casa, Minha vida, conseguiu junto ao presidente Lula, recursos para a construção de 73 mil moradias no estado. “Para atingirmos essa meta fantástica, convoco os empresários da construção civil, os comerciantes de material de construção, os engenheiros, mestres de obra, os trabalhadores e os prefeitos para darmos as mãos em benefícios de nossa gente”, disse Roseana em seu discurso.
“Em Imperatriz, uma das mais importantes frentes de desenvolvimento do Brasil, o governador cassado inaugurou obras inacabadas, que trazem risco à população. É o caso da ponte sobre o Rio Tocantins, que não tem vias de acesso; as pontes secundárias não foram feitas e nem as alças de desembarque na rodovia Belém-Brasília”, comentou Roseana, avisando que solicitará a todos os seus secretários que façam uma auditoria minuciosa em todos os convênios e contratos realizados.
Ainda durante o seu discurso na solenidade de posse dos secretários, Roseana falou sobre a “farra” que foi feita com telefones celulares na Casa Civil, fato divulgado na manhã desta segunda-feira, no portal de notícias G1. Jackson Lago, de acordo com a governadora, mantinha na casa civil 258 telefones celulares, sem limite de uso, o que significava uma conta mensal de aproximadamente R$ 250 mil, R$ 3 milhões por ano.

Confira os secretários empossados nesta segunda-feira
Segurança - Raimundo Cutrim
Saúde - Ricardo Murad
Educação - César Pires
Casa Civil - João Abreu
Chefe da Assessoria de Projetos Especiais da Casa Civil - Olga Simão
Esportes e Juventude - Roberto Costa
Agricultura e Pesca - Afonso Ribeiro
Turismo - Tadeu Palácio
Mulher - Paulinha Lobão
Infraestrutura - Max Barros
Cidades - Filuca Mendes
Comunicação - Sérgio Macedo
Cultura - Luiz Bulcão
Articulação Política - Hildo Rocha
Brasília - Chiquinho Escórcio
Planejamento - Maria Olindina (interina)
Fazenda - Cláudio Santos Trinchão (interino)
Desenvolvimento do Sul do Maranhão - Ademar de Freitas
Direitos Humanos - Sérgio Tamer
Auditora-Geral do Estado - Maria Helena Oliveira Costa
Meio Ambiente - Washington Rio Branco
Indústria e Comércio - Maurício Macedo
Administração - Luciano Moreira
Procuradoria- Marcos Lobo
Gabinete Militar - Major José Ribamar Vieira
Trabalho e Economia Solidária - José Antônio Heluy
Desenvolvimento Social - Costa Ferreira
Ciência e Tecnologia - Waldir Maranhão
Fazenda - Cláudio Santos Trinchão (interino)
Minas e Energia - Hélio Soares
Detran - José Ribamar Nogueira Lago

TERECÔ: Astro de Orgum e suas filhas de santo fazem a lavagem da porta do Palácio dos Leões

UM PÉ NA MACUMBA - A pedido da governadora Roseana Sarney (PMDB), que tomou posse na última sexta-feira (17), o babalorixá e vereador Astro de Ogum e suas filhas de santo promoveram um ritual de lavagem na porta do Palácio dos Leões, no último domingo. Segundo informações dos assessores mais próximos da governadora, tudo foi feito somente com intuito de espantar os espíritos maus, e jogar para bem longe alguma mazela que o governo anterior tenha deixado.
Confira a matéria do Jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da governadora Roseana Sarney:
Ritual
Durante o ritual, umbandistas utilizaram pétalas de flores e in-censos. Com cânticos próprios, eles pediram bênçãos para a go-vernadora. O umbandista Astro de Ogum registrou seu apoio a Roseana Sarney. “Nunca escondi de ninguém minha simpatia pela Roseana Sarney, que tem agora pela frente um novo desafio. Estamos pedindo proteção celestial e que haja bons fluidos para sua administração”, explicou.
Ele, que é vereador, avaliou que o estado está carente de obras públicas, o que requer maior atenção da governadora e sua equipe para que a situação possa ser gradativamente modificada. “Torcemos para que ela tenha sabedoria ao administrar o Maranhão, onde as grandes obras públicas já não existem há alguns anos. Ela sempre teve compromisso em suas atividades, e creio que desta vez não será diferente. Pedimos a Deus e aos nossos orixás que a protejam e dêem condições para que ela consiga trabalhar”, finalizou Astro de Ogum.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

TSE confirma cassação de Jackson Lago

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram, por unanimidade, na noite desta quinta-feira a cassação do mandato do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT). Com a decisão, a segunda colocada nas eleições de 2006, Roseana Sarney (PMDB-MA), assume o cargo amanhã (17) pela manhã, às 8h30, segundo a assessoria de imprensa da senadora.
Ela será diplomada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e depois toma posse na Assembléia Legislativo do estado. Depois da cerimônia de posse, Roseana deve convocar seu secretariado e imediatamente pedir licença médica. Assim, assumirá interinamente o governo do Maranhão seu vice, João Alberto de Souza (PMDB).
Lago ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, assim como aconteceu com o tucano Cássio Cunha Lima, cassado do governo da Paraíba, só poderá fazer fora do cargo, sem mais prerrogativa de chefe do Executivo. Os ministros analisaram hoje sete embargos de declaração protocolados por Lago e seus aliados no TSE.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lula agora diz que não há por que apertar cinto

Há oito dias presidente havia dito o oposto a prefeitos; para petista, a imprensa brasileira é "pessimista"
AGENCIA FOLHA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que os prefeitos que sofreram perdas com os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) não têm motivo para "apertar o cinto". Há uma semana, em Minas Gerais, Lula havia dito o oposto a uma plateia de prefeitos: "Todos nós vamos ter de apertar o cinto".Lula fez a nova declaração no Paraná, ao comentar rumores de que prefeitos acharam insuficiente o repasse emergencial de R$ 1 bilhão pelo governo federal para tentar compensar a queda de arrecadação."Você toma um remédio de cada vez. Não há razão para o prefeito apertar o cinto, não. Veja, o ano passado foi um ano primoroso de FPM. E nós, num momento de crise, estamos garantindo que nenhum prefeito vá receber menos do que recebeu no ano passado", disse Lula em entrevista, após participar de evento comemorativo dos 110 anos da empresa de papel e celulose Klabin, em Telêmaco Borba (237 km de Curitiba).Ele afirmou que o repasse, que chegou a cerca de R$ 50 bilhões em 2008, era "uma conquista extraordinária" pelo fato de ter sido o maior repasse do governo aos municípios. "Pergunte a qualquer prefeito se nos últimos dez anos eles receberam a quantidade de recursos dos últimos cinco anos."Lula disse que, se a queda na arrecadação persistir, os prefeitos continuarão a ser atendidos. "Iremos fazer a reposição mês a mês porque não queremos que o governo esteja bem e os prefeitos estejam mal."O oposto do que Lula disse ontem, sobre os prefeitos não terem motivo para apertar o cinto, foi dito por ele há oito dias, em evento em Minas Gerais. Na ocasião, ele declarou, a uma plateia que incluía prefeitos, que "todos vamos ter de apertar o cinto, mas nenhum vai morrer na seca, como muitos municípios já morreram".Sobre a crise, Lula disse ontem, em discurso, que "50% do resultado da crise é um pouco de pânico que tomou conta da sociedade". "Precisamos fazer a sociedade acreditar que pode comprar aquilo que é essencial sem precisar se endividar."Ele voltou a criticar a imprensa brasileira, dizendo que suas abordagens são "pessimistas", em comparação com a visão da mídia estrangeira. "Uma [imprensa estrangeira] está vendendo otimismo sobre o nosso país e a outra [brasileira] está vendendo pessimismo."No entanto, disse ele, "possivelmente nenhuma esteja totalmente certa ou totalmente errada". Lula afirmou que não lê jornais pela manhã. "Não me peçam para fazer [ler jornal] porque senão a azia explode."Em 10 de fevereiro, em evento com prefeitos, ele já havia criticado a imprensa e dito que o povo não era "marionete". No dia seguinte, negou que estivesse bravo com a mídia, que, segundo ele, escreve "verdades".

CRISE:Itaú fechará as 135 lojas da financeira Taií

SP - O Itaú Unibanco decidiu encerrar as operações da financeira Taií, empresa que atua no crédito pessoal e ao consumo, até o final de maio. A Taií emprega cerca de 1.000 funcionários em 135 lojas próprias em todo o país.O banco afirma que pretende reaproveitar a maior parte dos funcionários em sua rede de agências e atribui o fechamento à reorganização da área de crédito ao consumo, após a fusão entre Itaú e Unibanco. À época do anúncio da fusão, em novembro, o presidente do banco, Roberto Setubal, afirmara que o grupo não faria demissões significativas.Com a fusão com o Unibanco, a Taií teve sua atuação sobreposta à da Fininvest, a financeira vinda do Unibanco. Fundada em 1961, a Fininvest tem uma marca mais conhecida e uma fatia de mercado maior do que a Taií, criada apenas em 2004 junto com a expansão do crédito no país.A Fininvest emprega 2.500 pessoas em 13 mil pontos de venda no país. Tem ainda 14 milhões de cartões de crédito emitidos.Em fevereiro, Setubal já tinha admitido que, com a fusão, a tendência do conglomerado era concentrar o crédito ao consumo na antiga financeira do Unibanco

ESCÂNDALO: Verba da Câmara bancou viagens de Galisteu

Além de pagar passagens da ex-namorada, Fábio Faria usou dinheiro público para levar atores para Carnaval fora de época em Natal Deputado do PMN-RN, que ontem devolveu R$ 21,3 mil à União, disse que emissão de bilhetes não era tarefa dele, mas de assessores
O deputado federal Fábio Faria (PMN-RN) usou dinheiro da Câmara para levar os atores Kayke Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo para passar o Carnaval fora de época em seu camarote em Natal, em 2007. Ele também usou a cota de passagens aéreas a que tem direito para pagar sete viagens para a ex-namorada dele, a apresentadora Adriane Galisteu, entre 2007 e 2008, e uma para a mãe dela, Emma Galisteu, para os Estados Unidos, em janeiro do ano passado.Além disso, o deputado bancou viagens de outras sete pessoas ligadas ao mundo artístico e a Galisteu, como assessores de imprensa, e até da arquiteta que assina a decoração de seu camarote.Ontem, após o site Congresso em Foco revelar que Faria pagou tudo com dinheiro público, o deputado devolveu, em forma de GRU (Guia de Recolhimento da União), R$ 21,3 mil referentes, segundo sua assessoria, às passagens de todos os citados, menos as de Galisteu. A justificativa é que a apresentadora era sua companheira na época e, portanto, ele tinha o direito de pagar as passagens para ela.O ato da Mesa Diretora que disciplina o uso da cota aérea é omisso sobre o que o deputado pode fazer com as passagens e a quem pode destiná-las. As cotas variam de acordo com o Estado do parlamentar, indo de R$ 4.700 (para deputados do Distrito Federal) a R$ 18,7 mil (para os de Roraima). Para o Rio Grande do Norte, Estado de Faria, são R$ 16 mil mensais, valor que pode ser acumulado de mês a mês.Oficialmente, a Câmara diz que as passagens só podem ser usadas para o exercício do mandato parlamentar. A justificativa é apoiada no artigo 3 do Ato da Mesa, que diz que perderá o direito à cota o parlamentar que se afastar de suas funções. Já viagens internacionais têm que ser autorizadas pela Mesa, diz a Câmara."Padrão normal"O presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), disse achar que a atitude de Faria "não é um padrão normal", mas que "ele tem que devolver o dinheiro se achar que teve irregularidade".Mais tarde, no entanto, depois de conversar com lideranças partidárias, Temer afirmou aos colegas que deve encaminhar o caso para ser examinado pela corregedoria.O entendimento é que Faria abusou da cota ao pagar passagens para benefício próprio, já que os atores e as demais pessoas foram ao evento em Natal para promover o camarote do deputado, um dos mais concorridos do Carnatal.O deputado Odair Cunha (PT-MG), terceiro-secretário da Câmara e responsável pelas passagens, disse que não vai fazer mudanças nas regras sobre a cota de transporte aéreo. Na última reunião da Mesa, foi decidido apenas restringir a um assessor por deputado a emissão das passagens. As demais regras continuaram sem alteração."A questão relativa à emissão de passagens aéreas é uma atribuição administrativa com a qual nunca lidei pessoalmente, deixando os detalhes dessa tarefa burocrática a cargo do corpo técnico de meu gabinete", disse o deputado Fábio Faria, em nota divulgada ontem.Sua assessoria também confirmou que Faria chegou a emitir passagens canceladas posteriormente para a cantora Preta Gil e para as atrizes Priscila Fantin e Débora Secco.A atriz Samara Felippo disse que não conhece o deputado e que, se soubesse que estava sendo bancada pela Câmara, não teria aceitado. A assessoria dos irmãos Kayke e Sthefany Brito disse que as passagens foram recebidas pelo escritório que os agenciava e que em qualquer evento de trabalho, como é o caso do Carnatal, eles recebem passagem de graça.

terça-feira, 14 de abril de 2009

SUBORNO NO FUTEBOL: Zagueiro Jean, da Ponte Preta é acusado de ter facilitado vitória do Santos, por uma oferta de R$ 20 mil

Babados e fortes nos bastidores do futebol paulista. E mais uma vez em cena denúncias de subornos. Desta vez não tem os 'homens de preto' (arbitros), mas um jogador, o zagueiro catarinense Jean, da Ponte Preta. Vejam os detalhes na matéria abaixo:
Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa, o zagueiro Jean, da Ponte Preta, e a testemunha Fernando Oliveira Mendes estiveram nesta terça-feira no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), em São Paulo, para depor no caso da denúncia de suborno no Campeonato Paulista.
Na semana passada, o presidente da Portuguesa divulgou publicamente a denúncia de que Jean (foto) teria recebido oferta de R$ 20 mil para facilitar a vida do Santos na partida diante da Ponte Preta, válida pela última rodada da fase de classificação do Paulistão.
Jean fez um pênalti aos 43 minutos do segundo tempo, que originou o gol da vitória do Santos no jogo realizado em 5 de abril, resultado que tirou a Portuguesa das semifinais do campeonato. Dois dias depois, a diretoria da Lusa divulgou a denúncia de suborno.
Nesta terça-feira, no depoimento no TJD, Manuel da Lupa negou ter feito qualquer acusação. "Não fiz denúncia contra ninguém. Apenas relatei o que ouvi", disse o presidente da Portuguesa, explicando ter divulgado a denúncia feita por duas testemunhas que o procuraram.
Uma das testemunhas é justamente Fernando Oliveira Mendes, que também prestou depoimento nesta terça-feira - a outra é Silvio Filgueiras. Eles contaram, em Boletim de Ocorrência registrado na polícia, que o empresário Izildo Antonio Batista teria admitido o suborno.
Em entrevista coletiva realizada na semana passada, Izildo garantiu que a conversa sobre o suposto suborno foi apenas uma "brincadeira" de torcedor. Enquanto isso, Jean alegou inocência, explicando que nunca recebeu qualquer oferta desse tipo na carreira.
Após seu depoimento desta terça-feira no TJD, Jean voltou a pedir punição para quem o acusou. "Eu quero justiça e que as pessoas sejam culpadas. Para falar, tem de ter provas, e não dizer mentiras em rede nacional", desabafou o zagueiro da Ponte Preta.
O procurador-geral do TJD, Antonio Carlos Meccia, explicou que os depoimentos serão analisados antes de se tomar uma decisão sobre o processo. "Isso foi uma palhaçada. Maculou minha imagem e prejudicou minha carreira. Vou provar minha inocência", prometeu Jean.

BAIXA: Operado, Rogério Ceni está fora do Paulistão

O goleiro Rogério Ceni foi submetido a uma cirurgia no tornozelo esquerdo na noite desta segunda-feira, no HCor, na capital paulista. Depois de fraturar o tornozelo esquerdo no treino desta tarde, o capitão do São Paulo precisou passar pela intervenção cirúrgica e o tempo de recuperação pode chegar a seis meses.A operação foi realizada pelo médico Rene Abdalla, que colocou uma placa e seis parafusos no tornozelo do atleta. Além de tratar da fratura no osso, a cirurgia também serviu para fazer uma sutura em um dos ligamentos do tornozelo.A cirurgia começou por volta das 20 horas e se estendeu por pouco mais de 60 minutos. O superintendente de futebol do Tricolor, Marco Aurélio Cunha, e um dos médicos do clube, Auro Rayel, acompanharam o procedimento. O goleiro deverá deixar o hospital apenas na quarta-feira e iniciará a recuperação no Reffis no fim da semana.A previsão inicial era de que Rogério Ceni ficaria até quatro meses longe dos gramados. Porém, depois da operação, os médicos constataram que o tempo de reabilitação poderá chegar a seis meses.Assim, o goleiro está fora da reta final do Campeonato Paulista e também da Copa Libertadores da América. Além disso, Ceni não terá condições de participar de boa parte do Campeonato Brasileiro.Desta forma, o técnico Muricy Ramalho colocará o reserva imediato, Bosco, na posição de titular do São Paulo nos próximos meses.

SEM BASEADO: Jamaicano pede desculpas

O jamaicano Usain Bolt, rei das provas de velocidade do atletismo mundial, pediu desculpas aos jamaicanos por ter dado a entender que a maconha é de uso corrente na Jamaica.
"Quero pedir deculpas a todo o povo jamaicano se dei a impressão de que dizia que todos os jovens 'enrolavam baseados'", afirma Bolt em um comunicado.
O medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 (100 metros, 200 metros e revezamento 4x100) declarou ao jornal alemão Bild: "Na Jamaica, quando você é pequeno, todo mundo aprende a enrolar um baseado, todo mundo prova, eu também, era muito jovem". A declaração rendeu muitas críticas na Jamaica.
"Gostaria de pedir também a todas as estrelas do futuro que não se aproximem de nenhum modo das drogas, não oferecem nada, nem aos atletas nem ao esporte", completa Bolt no comunicado.
"Nem meus familiares, nem meus amigos próximos fumam, não me relaciono com pessoas que fazem isto", conclui a nota assinada pelo homem mais rápido do mundo.

Um passo atrás: Sarney manda publicar a coluna do jornalsita Elio Gaspari

Acreditem se quiser, mas o senador do Amapá, José Sarney autorizou a publicação (mesmo nesta terça (14)) da coluna do Elio Gaspari, que nao saiu no jornal O Estado de domingo. É que o diz a coluna Estado Maior, do jornal Estado do Maranhão, de propriedade da família Sarney. Confira a nota:
PROTESTO
A direção de O Estado recebeu do senador José Sarney a seguinte mensagem: Senhor Diretor: Quero manifestar meu protesto pela não publicação da coluna do grande jornalista Elio Gaspari na edição de domingo, 12, de O Estado. A falta, grave dada a importãncia da coluna, esta sendo reparada na edição de hoje.
Agora, observem a chamada de primeira página de O Estado doMaranhão, desta terça, 14 de abril.
ELIO GASPARI
Por falha editorial, O Estado não publicou, a Coluna Elio Gaspari na edição de domingo. A Redação corrige a falha nesta edição, pedindo desculpas aos seus leitores e ao jornalista Elio Gaspari, parceiro do jornal há mais de uma década.

Deixo a dica:Você, atento leitor e ligado na atual conjuntura política em que passam o Congresso Nacional e o Maranhão, tirem suas próprias concluões.

domingo, 12 de abril de 2009

Homens são fofoqueiros, diz pesquisa

Estudo mostra que os homens passam mais tempo falando da vida alheia do que as mulheres

Fofocar é um dos traços mais intrínsecos da personalidade humana. Maldoso ou engraçado, não há quem nunca levou adiante um disse-que-disse. E as mulheres sempre ganharam a fama de mexeriqueiras. Mas um levantamento da empresa mundial de pesquisas OnePoll, realizado com cinco mil pessoas, mostrou que os homens gastam mais tempo cuidando da vida alheia: 76 minutos por dia. Entre os assuntos masculinos preferidos estão histórias sobre amigos bêbados, colegas da época de escola e a garota sexy do trabalho. As mulheres perdem 52 minutos diários para comentar sobre outras mulheres, se queixar de sexo e apontar quem está acima do peso. Para eles, não há melhor lugar para fofocar do que o escritório. E 33% ficam felizes com isso. Nem o sexo, para 31% dos homens, é tão importante quanto a fofoca. Enquanto isso, elas elegem o lar como local perfeito para destilar um veneno e, em 50% dos casos, debater detalhes da vida íntima.
Para 58% dos entrevistados, a fofoca funciona como fator de integração e aceitação no grupo. Essa característica de promover a integração é real, diz a psicóloga Catarina Tanaka, professora da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, que defendeu a tese de doutorado A Psicologia Social da Fofoca, na PUC de São Paulo. "É um fenômeno que une em torno de um assunto em comum", diz ela. "Também é percebida como uma atividade relaxante, quando feita em tom de brincadeira." Catarina afirma que há mais fofoca durante crises econômicas. Surgem os comentários sobre o que pode acontecer na empresa e, ao mesmo tempo, os funcionários buscam uma válvula de escape para as tensões. Falar do outro é uma saída e talvez por isso os homens estejam futricando além da conta. "Quanto às mulheres, com até triplas jornadas de trabalho, sobrou menos tempo", diz a professora.
Aos que se animaram em contar a última, um aviso: a fofoca pode ter um lado destrutivo e arruinar reputações. "Historicamente, a inveja é a principal motivação do boato. Há pessoas que não se conformam que o outro seja feliz", diz o ator Cacau Hygino, autor do livro Fofoca - essa simpática palavra e suas consequências imprevisíveis, lançado em novembro. Para Hygino, a fofoca acaba virando contra o fofoqueiro: "As pessoas observam que aquele indivíduo só sabe falar mal dos demais. Acabam duvidando do que ele diz e se afastam." Dentro dos limites e com leveza, porém, ela diverte .
Fonte: Revista Isto É (14.04.04)

CENSURA: Jornal de Sarney não publicou coluna de Elio Gaspari

Não é a primeira vez que a coluna dominical do jornalista Elio Gaspari é censurado pelo jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da família Sarney. No domingo da Páscoa, 12 de abril, a coluna não foi publicada. E por que (?).
Como assinante do site UOL, tivemos acesso a coluna que é publicada pelo jornal Folha de São Paulo.Confira o texto inicial, que fala do Sarney e do Temer.

ELIO GASPARI

Sarney, Temer e o programa Du Barry 2.0
Os presidentes do Senado e da Câmara, como a namorada de Luís 15, pensam que um dia a onda passa
JOSÉ SARNEY , presidente do Senado, e Michel Temer, presidente da Câmara, deveriam marcar um encontro para discutir um mistério da história. Por que a Madame Du Barry, última namorada de Luís 15, resolveu deixar Londres, onde se escondera em paz, e regressou a Paris, em plena Revolução? A decisão foi influenciada por um motivo patrimonial, pois a choldra confiscara seu castelo e ela pensou que poderia recuperá-lo. Tremendo erro de cálculo. Chegou em fevereiro de 1793, foi presa em setembro e guilhotinada em dezembro.Temer e Sarney deveriam se perguntar se não estão rodando um programa Du Barry 2.0 quando defendem ou encobrem privilégios, nepotismos e maracutaias que ofendem a patuleia. Não serão degolados, mas irão para a galeria das vítimas da cegueira de classe.Descobre-se que, numa viagem ao México, a filha do senador Tião Viana circulou com um celular da Viúva. Denunciado o mimo, o companheiro pagou a conta, mas negou-se a divulgar a cifra (R$ 14 mil). Quando o valor vazou, os doutores abriram sindicância para descobrir como o sigilo foi quebrado. Desse jeito, a malfeitoria esteve na divulgação da quantia, e não na tentativa malsucedida de repassá-la à Viúva.Descobre-se que a Câmara pretende gastar R$ 76 milhões convertendo apartamentos funcionais e Temer diz que os fatos foram "mal interpretados pela imprensa". Minutos depois viu-se desmentido pelo encarregado do projeto, o deputado Nelson Marquezeli: "Eu vou fazer a divisão dos apartamentos".Nesse mesmo dia, no Planalto, Lula estava reunido com o Poder Legislativo emergente, as centrais sindicais. Discutiam a possibilidade do governo patrocinar uma redução dos encargos trabalhistas para preservar empregos. Os legisladores da CUT e da Força Sindical não gostaram da ideia, e podem ter razão.Os assuntos que deveriam passar pelo Congresso, como a proposta de revisão dos encargos, vão primeiro para as centrais. Já outros episódios, que deveriam ser tratados em delegacias de polícia, ocupam a rotina parlamentar. Nesse cenário de pouco valor, Sarney e Temer estão sempre um lance atrás. Parlamentares experientes, conhecem as Casas que presidem e talvez achem que a faxina pode ficar para depois. Só se movem quando a Viúva grita "pega ladrão".A Du Barry não percebeu que o seu mundo estava acabando e acreditou que as coisas se acomodariam. Sarney e Temer vão pelo mesmo caminho. Por sorte, não botarão o pescoço na guilhotina, só as próprias biografias.Um lembrete: os hierarcas do Congresso têm uma fé infinita na lealdade de uma parte da burocracia e, sobretudo, em seletos grupos de assessores. Quem denunciou a Du Barry foi seu fiel serviçal Zamore, um anão negro que ela vestia com roupas berrantes e muitas joias.

Adriano foi a baile funk e esteve com traficantes

Dois dias depois de deixar o futebol por tempo indeterminado, Adriano já se vê diante de outra polêmica. Segundo reportagem da revista "Isto É", o jogador conviveu com álcool, bailes funk e traficantes durante o período em que esteve desaparecido, na semana passada. Não foi relatado consumo de drogas.
Do dia 1º até a manhã do último domingo, o Imperador esteve na favela Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde nasceu e foi criado. Lá, ficou hospedado na casa do tio, mas passou a maior parte do tempo em outros locais.
Segundo o relato da "Isto É", Adriano bebeu muita cerveja e esteve na companhia de jovens ligados ao tráfico de drogas da região. Acompanhado de uma morena não identificada, ele foi a um baile funk na noite de sábado e se divertiu até a manhã do dia seguinte.
O atacante só deixou o local nas primeiras horas de domingo, quando recebeu a visita da mãe. Dona Rosilda teve de convencê-lo a deixar a favela e ir para sua casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Adriano anunciou na quinta-feira que voltará aos gramados apenas quando reencontrar a alegria em jogar futebol. Em entrevista coletiva, ele confirmou que esteve na Vila Cruzeiro, mas negou conhecer pessoas ligadas ao tráfico.

Ngeros com pouco estudo são vítimas de mais violência

Homens, com idade entre 20 e 29 anos, negros e com baixos níveis de escolaridade. Essas são as vítimas mais comuns da violência no Brasil, de acordo com estudo da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Traçando o perfil epidemiológico dos atendimentos de emergência por violência em 65 unidades de pronto-atendimento com elevados índices de morbimortalidade por causas externas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), a pesquisa concluiu que, em 8,7% dos casos, o paciente havia tentado suicídio. O trabalho está publicado na edição de março da revista Epidemiologia e Serviços de Saúde.
A partir de dados do Sistema de Serviços Sentinelas de Vigilância de Violências e Acidentes, os pesquisadores indicaram que 10,4% dos atendimentos por causas externas realizados nesses hospitais durante o ano de 2006 foram devidos à violência. Dos 4.854 pacientes, 72,8% eram do sexo masculino. Segundo o trabalho, o impacto da violência no sexo feminino foi demonstrado nos atendimentos por tentativa de suicídio e maus-tratos. Os tipos de violência foram classificados como agressões (87%), tentativas de suicídio (8,7%) e maus-tratos (4,3%). Por agressões, ficam entendidas as tentativas de homicídio ou lesões, empregando qualquer meio e com intenção de lesar, ferir ou matar. Em 2005, foram registrados quase 48 mil homicídios no país, dos quais 92% contra homens.
Na consideração dos autores do estudo, “o fato de os homens constituírem a maior parcela de vítimas de agressão talvez possa ser justificado pelos padrões socioculturais cristalizados na noção de gênero, que os expõem a situações ou comportamentos de risco para a violência”. Os tipos de agressões registrados no trabalho apresentam distribuição diferenciada segundo o sexo da vítima. “A agressão física foi a forma de violência mais frequente entre as mulheres, enquanto a arma de fogo e os objetos perfurocortantes predominarem entre os homens”, informam.
Quanto à tentativa de suicídio, o envenenamento se destaca. Cerca de 85% das mulheres se envenenaram. Dentre os pacientes que deram entrada no serviço de emergência por maus tratos, o número de mulheres correspondeu ao dobro do de homens. “Nestes casos, evidencia-se a violência de gênero, cuja natureza e padrões se diferenciam de outras violências interpessoais, responsável por tornar a mulher ainda mais vulnerável ao desenvolvimento de problemas físicos (principalmente quando se trata de violência física ou sexual), familiares e sociais resultantes da permanente situação de estresse e da falta de esperança em mudar sua situação de vítima”, dizem.

sábado, 11 de abril de 2009

Jogador posa com prostitutas

O defesa checo Tomas Ujfalusi decidiu pôr um ponto final na carreira internacional após a publicação de fotografias que mostravam o jogador num restaurante na companhia de mulheres, apresentadas como prostitutas, depois da derrota frente à Eslováquia por 1-2 em jogo de qualificação para o Mundial'2010.
"Deixo de jogar na seleção nacional [checa] atendendo à situação atual da Federação checa de futebol e daquilo que foi publicado pelos media", disse o jogador do Atlético de Madrid num comunicado difundido pela Agência de Imprensa CTK.
De acordo com os jornais, Ujfalusi estava no restaurante com Milan Baros (Galatasaray), Radoslav Kovac (West Ham), Martin Fenin (Eintracht Frankfurt), Mrek Matejovsky (Reading) e Vaclav Sverkos (Sochaux).
Ujfalusi representou a seleção checa em 78 ocasiões e marcou dois golos. Neste momento a Rep. Chega ocupa a quarta posição do seu grupo de qualificação para o Mundial de 2010 atrás da Irlanda do Norte, Eslováquia e Polónia.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Adriano, o imperador bad boy

Dois Adrianos, duas histórias. Um foi imperador de Roma, e assumiu sua homossexualidade, tinha um amante por nome Antônio (veja matéria abaixo). Já o nosso imperador Adriano, que ganha em Euros, mas não gosta das noitadas italianas; prefere o refúgio carioca com bons amigos e pileques de orgia, e quem sabe com bons 'moranguinhos'.
Pois é, este craque revelado pelo Flamengo, coleciona polêmicas e tem aparecido muito na mídia de forma negativa. As manchetes dos jornais, blogs, rádios e televisões não são nada positivas, a torcida contrária poderia chamar até de gol contra.
E agora, após mais um simiço no Rio de Janeiro, o imperador Adriano mandou aivsar que vai dar um tempo do futebol. A pergunta que não quer calar é: o que ele vai fazer da vida (?).

PERFIL DO ADRIANO

DEU NO EXTRA ONLINE

Superintendente do São Paulo traça o perfil de Adriano e diz que ele precisa da ajuda de um psicólogo
RIO - Protagonista de enredo que envolve um jovem milionário que troca o luxo de Milão pela favela, Adriano tem o perfil detalhado por aquele que, em seis meses do ano passado, se dispôs a colocá-lo no eixo com toda a estrutura do São Paulo: Marco Aurélio Cunha, médico por formação e atual superintendente de futebol. Ele diz que o Imperador sofre de perturbação mental, que seu caso é psiquiátrico e que os cuidados especiais pela recuperação não podem ser confundidos com paternalismo
- Ele não se embebeda todos os dias. Tem impulsos. Sofre de perturbação mental. Se ele sair à noite, ela não tem fim. E aí não gosta de ser cobrado no dia seguinte. Então, fica mais um dia "feliz", sabendo que se voltar encontrará um inferno. É quando ele se deprime. Assim, está indo para o buraco - alerta.
Ele não se embebeda todos os dias. Tem impulsos. Sofre de perturbação mental
No convívio, Marco Aurélio Cunha garante nunca ter detectado traço de uso de drogas por Adriano. Mas, preocupado com o futuro do atacante, aconselha o fim do carinho em excesso e diz que a saída é um tratamento psiquiátrico - o procurador Gilmar Rinaldi estuda com a Internazionale a internação.
- É preciso ajuda terapêutica. Acompanhamento psicológico, psiquiátrico. Ele tem devaneios, conflitos que precisam ser equilibrados. Agora, tem que cobrar, chega de paternalismo. Não adianta fingir que não há nada, que está com a família. O problema é ele.Futuro do craque está em jogo
Enquanto o futuro de Adriano será decidido na próxima semana, com a ida do procurador Gilmar para Milão na segunda-feira, o superintendente de futebol do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, diz que a recuperação do ser humano e do profissional requer paciência.
Tem que fazer com que ele se envolva para ser resgatado como jogador e homem
- Será uma gestão de paciência. Tem que fazer com que ele se envolva para ser resgatado como jogador e homem.
Para Cunha, no exercício de recuperação, Adriano precisa filtrar os amigos, os verdadeiros dos interesseiros, e se posicionar como ídolo. Tudo com o equilíbrio de poder ser leal às origens sem se misturar.
- É um labirinto. Os amigos são acompanhantes. Não há quem o desafie. Se fizer, está fora das regalias. Ele vê como mérito voltar às origens. E pode. Mas nesse caso

Adriano, o imperador GAY

Calma! muita calma!. É o que pedimos aos nossos poucos, mas fiéis leitores.Nós não estamos nos referindo ao nosso imperador do futebol, o craque, o bad boy, ao famoso, ao carioca da gema, ao milionário jogador da Inter de Milão, o Adriano. Não, por favor não, mas sim a um outro Adriano, que também ficou na história do mundo, não apenas por ser um imperador, olha que ele nem jogava bola, e nem sei se fazia a linha boleiro ou "maria chuteira', mas veja na matéria abaixo que ele tinha um A M A N T E, verdade, um a-m-a-n-t-e, por nome Antônio. Ai! ki lindo!!!!
Londres vai abrigar, a partir do dia 24 de julho, a primeira grande exposição sobre o imperador romano Adriano, que reinou entre os anos de 117 a 138 a.C. O British Museum inaugura nessa data a mostra Adriano: Império e Conflito. Além de mostrar objetos de arte que estão em 31 museus do mundo todo, que serão reunidos pela primeira vez, também serão apresentados objetos descobertos em recentes escavações. Mas além de mostrar o líder romano, que era apaixonado pela arquitetura e cultura grega, que construiu o Pantheon de Roma, sua vila em Tivoli e a cidade de Antinoopolis, que ele fundou dando o nome de seu amante, Antonio. É neste detalhe que a mostra trará seus itens mais interessantes. Adriano foi o único imperador romano que oficializou sua relação com seu companheiro, coisa que nenhum outro imperador, mesmo tendo amantes homens, havia feito. Sem dúvida a exposição será importante por trazer tantos objetos e documentos da época de Adriano, mas também por mostar claramente a homossexualidade de um dos maiores imperadores do Império Romano. Segundo o diretor do British Museum, Neil MacGregor, "a exposição dará a oportunidade de se conhecer o importante legado do imperador Adriano, um clássico personagem histórico cujo império afeta nossas vidas até hoje".

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Romário aparece na Barra da Tijuca

Sem as mesmas perseguições sofridas pelo atacante da Inter de Milão, o imperador Adriano, o ex-jogador de futebol Romário foi clicado pegando um bronze na praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira, 9.

Mara Manzan, que luta contra câncer no pulmão, deixa hospital

A atriz Mara Manzan, que luta contra um câncer n pulmão, recebeu alta nesta quarta-feira, 8, ao meio-dia, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internada desde o dia 24 de março para sessões de quimioterapia e exames laboratoriais. Segundo a assessoria do hospital, ela passa bem. A doença da atriz provocou o afastamento da novela "Caminho das Índias". Em 2008, Mara retirou um tumor do pulmão, o que interrompeu seu trabalho na novela "Duas Caras". A atriz Thaís Garayp entrou na trama para interpretar Ana, prima de Ashima (que era papel de Mara). Ana ficará na casa da família, cuidando de Indra e Malika enquanto a prima está viajando - a personagem de Mara ficará fora enquanto durar a licença-médica da atriz.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Disque Demitido

A Oi informou nesta terça-feira (7) que irá demitir aproximadamente 500 funcionários devido à existência de sobreposições, principalmente nas áreas de mercado e vendas, e à indisponibilidade de mudança de cidade de uma parcela de empregados. A operadora comprou a Brasil Telecom no fim do ano passado.
Segundo a Oi, cerca de 20% dos demitidos serão inseridos no plano de aposentadoria incentivada, criado em fevereiro. Cerca de 200 vagas permanecerão abertas e serão preenchidas por meio de recrutamento no mercado. Como um dos compromissos da companhia com o governo federal por conta da fusão é a manutenção do número de vagas, a Oi afirmou à época que novas contratações garantirão que a empresa se mantenha "geradora líquida de empregos".
A empresa, que firmou compromisso de manter os postos de trabalho por três anos, disse em nota divulgada nesta terça que "os ajustes não afetam este compromisso, que está sendo devidamente honrado".

Adeus ao Mestre Vieira

O compositor Antônio Vieira morreu na manhã de ontem, 07 de abril, aos 89 anos. Ele estava internado no UDI hospital, no Jaracati, desde a última quinta-feira, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. O corpo foi Avelado na Pax União, situado na Rua Oswaldo Cruz, no Centro. O enterro está marcado para as 10h de hoje, 08 de abril, no Cemitério do Gavião, na Madre Deus. Antônio Vieira deixa uma irmã e uma sobrinha, respectivamente Itamar Vieira e Helena Vieira Parada. Ele morava com a sobrinha em ruma residência na Rua Teófilo Dias, 188, Retiro Natal.
Mestre” Antônio Vieira, como era mais conhecido no meio artístico, passou os últimos dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital UDI.

terça-feira, 7 de abril de 2009

ESCÂNDALO: Silvan Alves diz que AL paga equipe de esportes

O radialista Silvan Alves declarou na manhã desta terça-feira (07) no programa 'Roda Viva' da Rádio Educadora, que a Assembléia Legislativa do Maranhão paga funcionários de uma equipe de esportes do rádio maranhense. E ainda alertou para o presidente da AL, Marcelo Tavares, que ele tem a relação dos nomes, e a quem interessar possa, basta ler o Diário da Assembléia do mês de fevereiro, que lá está a lista dos contemplados.
Nossa opinião: Isto é muito sério.

SUMIÇO DE ADRIANO: Explicar o Inexplicável

Bem que o empresário e ex-jogador Gilmar Rinaldi tentou explicar o 'chá de sumiço' do famoso jogador Adriano, mas ninguém entendeu, nem mesmo o técnico da Inter de Milão, José Mourinho que diz ter perdoado o atacante. Verdades ou mentiras, mas a conclusão é só uma , o Adriano deve ter caído novamente em mais um 'porre de felicidade' e lógico com os amigos do seus bons tempos das noitadas na cidade maravilhosa.
E gente. ops!!!!!E deixa a vida levá-lo.!!!

sábado, 4 de abril de 2009

CRISE: Desemprego nos EUA é o maior em 25 anos

A economia norte-americana perdeu mais 663 mil empregos em março, elevando o total de desempregados no país a 5,1 milhões desde o início da atual recessão, em dezembro de 2007. A taxa de desemprego subiu de 8,1% para 8,5%. É o maior percentual desde 1983, há um quarto de século.As estatísticas, divulgadas pelo Departamento do Trabalho, revelam que a deterioração do mercado de trabalho não atinge apenas os que perderam seus empregos. O número de pessoas em funções precárias ou temporárias cresceu em 423 mil no mês passado, deixando agora 9 milhões de trabalhadores nessa condição.No total, existem hoje 13,2 milhões de desempregados nos EUA. O país tem cerca de 300 milhões de habitantes, e pouco mais da metade faz parte da chamada PEA (População Economicamente Ativa).Dos 5,1 milhões de desempregados originados nesta recessão, mais de 2 milhões foram dispensados nos três primeiros meses do ano. No horizonte, não há ainda nenhum sinal de recuperação no mercado de trabalho. Ao contrário.Na semana passada, o total de pedidos de seguro-desemprego nos EUA até o dia 21 de março atingiu 5,7 milhões. E a velocidade com que mais pessoas estão buscando o benefício alcançou um novo recorde na semana passada.

CASAMENTO GAY é aceito no Estado de Iowa, no EUA

A Suprema Corte de Iowa, no conservador Meio-Oeste dos EUA, derrubou ontem lei estadual que proibia o casamento gay. A decisão torna Iowa o terceiro Estado a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, encerrando batalha judicial de quatro anos, iniciada por seis casais homossexuais."Se gays e lésbicas são submetidos a tratamento diferenciado sem haver uma razão abrangente e convincente para tanto, logo eles são privados do princípio de proteção igual no qual se fundamenta o Estado de Direito", diz a sentença.Conservadores criticaram a decisão e prometeram tentar revertê-la em referendo.O casamento gay é permitido em Connecticut e Massachusetts -a legalização na Califórnia foi derrubada por referendo em novembro.

LUTO NA TELEVISÃO: Morre no Rio a atriz Isolda Cresta

Ela fez trabalhos como 'O Bem Amado', 'Marron Glacê' e 'Duas Vidas'.Corpo será sepultado neste domingo no Cemitério São João Batista.
A atriz Isolda Cresta morreu, aos 79 anos, na manhã deste sábado (4) no Hospital Ordem Terceira do Carmo, no Centro do Rio, vítima de infarto. O corpo está sendo velado na capela 7 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. A atriz participou de várias novelas da Rede Globo na década de 1980.Entre as novelas de maior sucesso, estão “O Bem Amado”, “Escalada”, “Pecado Capital”, “O Feijão e o Sonho”, “Marron Glacê” e “Duas Vidas”. Ela também fez carreira no cinema e no teatro. O corpo será sepultado no domingo (5), às 11h, no Cemitério São João Batista.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

CHÁ DE SUMIÇO: Procura-se um Imperador

O atacante Adriano pode se ver novamente envolvido em uma confusão com a diretoria da Inter de Milão. Com a apresentação no clube marcada para esta sexta-feira, o jogador não pegou o voo para a Itália e poderá, segundo a imprensa do país, ser mais uma vez multado pelo clube.
Além de não aparecer no aeroporto, o brasileiro ainda não deu satisfações sobre seu paradeiro. Em contato telefônico com a GazetaEsportiva.Net, o empresário do atacante, Gilmar Rinaldi, tentou explicar a confusão.
De acordo com o jornal Gazzeta dello Sport, a Inter está aguardando um contato do jogador para receber explicações, mas é quase certo que ele está cortado para o confronto contra a Udinese neste final de semana pelo Campeonato Italiano.
A passagem de Adriano no Brasil para defender a seleção contra Equador e Peru pelas eliminatórias sul-americanas foi marcada por polêmicas. Na véspera da apresentação dos convocados na Granja Comary, uma festa dada pelo Imperador foi noticiada pelos jornais do país. Dentro de campo, o jogador não entrou em nenhuma das duas partidas disputadas pelo time de Dunga.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

PIADA DE SALÃO: Lula acha chique o Brasil emprestar dinheiro ao FMI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o caráter democrático da reunião do G20 (grupo de países desenvolvidos e nações em desenvolvimento), em Londres, na Inglaterra, nesta quinta-feira (2), e voltou a dizer que o Brasil poderá emprestar dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
"Você não acha muito chique o Brasil emprestar dinheiro para o FMI?", perguntou o presidente a jornalistas.
Lula lembrou que, durante muitos anos, carregou faixas em protestos dizendo "Fora FMI". Ele disse que gostaria de "entrar para a história" como "o presidente que emprestou algum dinheiro para o FMI, além de pagar a conta dos outros", sem especificar que conta seria essa.

Décio Sá tenta agredir professora

Durante solenidade de assinatura do ato de promoção de 6.300 professores da rede estadual de ensino, ocorrida hoje pela manhã, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com a presença do governador Jackson Lago e do secretário de Educação, Lourenço Vieira da Silva, o jornalista do grupo Sarney, Décio Sá, tentou induzir a professora da rede de ensino estadual, Rejane Silva Galeno, esposa do senhor Emílio Azevedo, subchefe de Aderson Lago (Casa Civil), a relatar que havia levado os seus alunos para o ato por ordem do governo do estado ou determinação da secretaria de educação - uma forma, segundo ele, de aumentar o público presente e, consequentemente, demonstrar o prestígio de Jackson perante a classe.
Rejane Galeno, se sentindo coagida, disse para o jornalista respeitar ela e seus alunos e que não daria depoiemento nenhum a ele. O jornalista, diante de sua tentativa frustrada de entrevistar os alunos e induzi-los nas respostas, este irritado por não lograr êxito na nefasta missão conferida por seus patrões, acabou por ameaçar a moça por não permitir tal intento, provocando sua ira ao tentar desferir-lhe uns sopetões (tabefes). Rejane, no seu direito de vítima por lesão corporal, neste momento registra ocorrência na delegacia de defesa da mulher contra o jornalista Décio Sá. A violência contra as mulheres é crime e a lei prevê punição para quem os comete. Daqui a pouco mais informações sobre o caso.
Fonte: Blog do Jhon Cutrim

Wagner Love agredeiu prostituta em Portugal

Vivendo uma boa fase no CSKA Moscou, Vágner Love se envolveu mais uma vez em uma nova polêmica. Dessa vez, o atacante brasileiro é acusado de agredir uma prostituta em uma casa noturna na semana passada. O jogador preferiu não falar sobre o assunto, mas, por meio de sua assessoria, negou a versão apresentada pela garota de programa, que é brasileira.Segundo seu assessor, Vágner estava em Portugal para apresentar seu amigo que também é jogador de futebol a um clube português. Durante a noite, aproveitou sua folga para se divertir no bar. Ele alega ser vítima de uma agressão da moça, que estaria provocando a situação para conseguir algum dinheiro. Ao ler a notícia publicada pelo jornal luso "Correio da Manhã", Vágner se surpreendeu com a versão apresentada pela moça."Ele me convidou para dançar, mas, como ele estava alterado, fui sentar. Ele simulou que caiu em cima de mim, tentou morder a minha perna e eu empurrei-o. Sentei-me em outra mesa e ele começou a me ofender, a me chamar de p... e me deu um soco quando tentei me levantar", disse a garota que não se identificou à publicação.Vágner já está na Rússia treinando normalmente para a rodada do próximo fim de semana do Campeonato Russo

Antônio Vieira prega susto e passa bem

O compositor Antônio Vieira deu entrada esta madrugada, 02 de abril, na Emergência do Hospital UDI (Jaracati). Ele foi medicado, fez exames cardiológicos, submeteu a uma tomografia computadorizada e está internado no apartamento 255. Os médicos que o atenderam atestaram arritmias cardiológicas. O quadro de Seu Vieira é normal, e permanece em observação médica, e nem tem previsão de alta.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Argentina é humilhada pela Bolívia em La Paz: 6 a 1

CHOCOLATE BOLIVIANO. A primeira derrota de Maradona no comando da seleção da Argentina entrou para a história do futebol do país. Os hermanos foram a La Paz e saíram derrotados pelo placar de 6 a 1, o que iguala o maior revés da história do futebol argentino. Na Copa de 1958, os hermanos perderam pelo mesmo placar para a então Tchecoslováquia. Curiosamente, dois "brasileiros" tiveram participação importante no atropelamento boliviano: Marcelo Moreno, que tem dupla nacionalidade e já defendeu seleções de base do Brasil, abriu o placar, e Alex da Rosa, naturalizado boliviano, marcou outro. Botero (três) e Torrico completaram o marcador para a Bolívia, com Lucho González descontando. Com o resultado, a Argentina pode perder a segunda colocação na tabela de classificação das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2010. Os hermanos se mantiveram com 19 pontos e podem ser ultrapassados por Chile (19) e Brasil (18), que jogam ainda nesta quarta-feira. A Bolívia chegou a 12 pontos e tem remotas chances de conseguir classificação ao Mundial.

MENTIRA OU VERDADE: Suécia legaliza casamento gay

Lei, aprovada por 261 votos a 22, passa a valer em maio.País já permitia a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
O parlamento da Suécia aprovou nesta quarta-feira (1), por grande maioria, a legislação que permitirá, a partir de maio, o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Atualmente, o país permite que os casais gays registrem uniões civis, mas não casamentos formais. Os países escandinavos, conhecidos por sua atitude liberam em relação a gays e lésbicas, estão entre os primeiros países da Europa a garantir direitos aos casais de mesmo sexo. A lei foi aprovada por 261 votos a 22. Os democrata-cristãos, um dos quatro partidos da coalizão de governo, votaram contra. A legislação elimina distinções legais entre parceiros hetero e homossexuais, mas não obriga os clérigos que discordam dela a celebrarem os casamentos. A Igreja Luterana Sueca, que se desligou do Estado em 2000, disse que está aberta a celebrar e a registrar uniões do mesmo sexo, ainda que prefira reservar o termo "matrimônio" para casamentos heterossexuais.

Bebedeira tira jogadores da seleção inglesa


O capitão e o goleiro da Escócia, Barry Ferguson e Allan McGregor, foram cortados da seleção por problemas disciplinares, anunciou a federação do país (SFA), ao mesmo tempo que a imprensa destaca uma noite de bebedeira dos jogadores.Os dois atletas compareceram a uma festa depois da derrota para a Holanda, sábado, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.
A Escócia recebe na quarta-feira a Islândia e se não vencer complicará as chances de classificação para o Mundial